Agência Panafricana de Notícias

Angola chama Tanzânia a participar na construção do Porto de Lobito

Luanda, Angola (PANA) - Angola apelou, esta quarta-feira, à Tanzânia para se juntar ao projeto de construção do Porto de Lobito, na província de Benguela (litoral-centro), declarou o ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.

O governante deu esta informação à imprensa, no final de uma visita da Presidente tanzaniana, à Rafinaria de Petróleo de Luanda.

Angola manifestou o interesse em contar com o investimento da Tanzânia para a construção da Refinaria de Lobito, no âmbito das boas relações entre os dois países, segundo Diamantino Azevedo.

"O projeto está em curso ainda financiado a 100 por cento pela Sonangol (Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola), mas estamos a procura de parceiros e investimento", informou à imprensa o governante.

A visita de 48 horas da estadista tanzaniana a Angola enquadra-se no reforço da cooperação entre os dois países, que, terça-feira, assinaram dois acordos de cooperação nos setores da defesa e investimentos privados, e da supressão de de vistos de entrada para ambos.

É pela primeira vez que a Presidente tanzaniana visitou Angola desde a sua eleição em 2021.

Segundo dados do Ministério angolano das Relações Exteriores, as relações político-diplomáticas entre Angola e a Tanzânia foram formalmente estabelecidas em 1976, logo após a proclamação da independência nacional da primeira. 

-0- PANA JA/DD 9abril2025