Agência Panafricana de Notícias

Papel de Angola reforça-se na mediação entre RDC e Rwanda, dizem EUA

Luanda, Angola (PANA) - A participação do Presidente angolano, João Lourenço, ao lado do seu homólogo norte-americano, Donald Trump, na mediação do acordo de paz entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda reforça o papel de Angola na estabilidade regional e na promoção da segurança em África, soube a PANA de fonte oficial.

Esta afirmação foi feita por Trump esta terça-feira, de acordo com uma publicação no Facebook da Embaixada norte-americana em Luanda.

Este avanço, lê-se na nota, ocorre num momento estratégico, após os Estados Unidos e a União Europeia terem reafirmado o compromisso de apoiar o desenvolvimento do Corredor de Lobito (litoral centro-sul de Angola), uma infraestrutura transformadora que coneta a RDC ao porto de Lobito, impulsiona o comércio, fortalece cadeias de fornecimento e promove investimento sustentável na região.

"Angola e os Estados Unidos seguem unidos numa visão comum de paz, prosperidade e crescimento sustentável, consolidando África como parceiro-chave para o futuro global", destaca a publicação consultada pelo Jornal de Angola Online.

.0- PANA JA/DD 9dez2025