Presidente sul-africano recebe primeiro-ministro espanhol
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, recebe esta quinta-feira o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez Pérez-Castejón, em Pretória, a capital do país, soube a PANA de fonte oficial.
Sánchez chefia uma delegação de que fazem parte o ministro espanhol da Indústria, Comércio e Turismo, Reyes Maroto, e empresários espanhóis.
A visita visa criar oportunidades para vários setores sul-africanos, suscitando encontros com seus homólogos espanhóis a fim de aprofundarem a cooperação em matéria de comércio, investimento, ciência e inovação, artes e cultura, desporto e educação.
Para a África do Sul, o compromisso dos dois interlocutores visa ultrapassar os desafios da pobreza, do desemprego e da desigualdade, impulsionar a recuperação económica da África do Sul e os esforços de reconstrução pós-guerra, depois do impacto da pandemia da covid-19.
Nos últimos 10 anos, empresas espanholas têm investido de forma constante na África do Sul, maioritariamente no setor das energias renováveis.
Empresas sul-africanas também estão interessados na Espanha como destino de investimentos no setor imobiliário.
Mais de 150 empresas espanholas investiram na África do Sul, criando mais de 20.000 empregos, e o comércio bilateral entre os dois países quase que se quadriplicou nos últimos 10 anos.
Em 2019, o Governo espanhol lançou um seu terceiro Plano África, ou seja, um documento estratégico a longo prazo que orienta a relação da Espanha com o continente africano.
O plano identifica a África do Sul como um dos três países "de ancoragem" (com a Nigéria e a Etiópia) da política externa da Espanha em África.
Após uma cerimónia de boas-vindas em Union Buildings (um edifício oficial), Rqamaphosa e Sànchez vão participar num fórum empresarial sul-africano e espanhol, que visa incentivar uma colaboração mais estreita entre empresas sul-africanas e espanholas em vários setores chaves.
-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/MAR/DD 26out2022