Agência Panafricana de Notícias

Ilhas Maurícias confirmam dois novos casos de covid-19

Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) – As ilhas Maurícias registaram dois novos casos de coronavírus (covid-19), domingo, num grupo de 149 passageiros isolados em quarentena, desde à sua chegada de Índia, a 10 de maio último, depois de quase um mês sem caso positivo deste vírus, soube a PANA de fonte oficial no local.

Isto eleva o número total de casos para 334 desde o início da epidemia no país, segundo a mesma fonte.

Segundo o porta-voz da Célula Nacional de Comunicação sobre a Covid-19, um total de 101 mil 52 testes, compostos por 26 mil 339 testes PCR e 74 mil 713 testes de despistagem rápida dos antígenos, foi realizado nas ilhas Maurícias, em cerca de oito por cento da população total (1,3 milhão) no quadro duma campanha de testagem de massa do público, incluindo todos os intervenientes em primeira linha.

Relativamente ao abastecimento de medicamentos essenciais, a Índia terá enviado um segundo lote de cerca de 10 toneladas de medicamentos aiurvédicas para as ilhas Maurícias.

Uma equipa de 14 médicos indianos já chegou ao local para trabalhar em colaboração com autoridades sanitárias locais, para uma partilha mútua de pericia e de experiência.

Trata-se, entre outros, duma especialista da medicina comunitária, dum pneumólogo e dum anestesista.

O primeiro lote de 13 toneladas de medicamentos essenciais proveniente da Índia, dos quais 500 mil comprimidos de hidroxicloroquina, chegou a 15 de abril último.

Por seu turno, o ministro do Turismo e Lazeres, Joe Lesjongard, sublinhou que a pandemia causou, na escala internacional, uma drástica redução das atividades económicas em diferentes setores, dos quais o turismo, que se agravou com o encerramento das fronteiras.

« Contudo, trabalhamos juntos com os atores chaves para jugularmos os seus impactos no setor turístico que produz cerca de 120 mil empregos diretos e indiretos nas ilhas Maurícias”, disse.

O ministro da Saúde e Bemestar, Kailesh Jagutpal, apelou, por sua vesz, a qualquer pessoa que sofra duma febre elevada para se fazer testar em diferentes centros da covid-19, operacionais em quatro hospitais.

Um sistema de encontro igualmente foi instaurado nos cinco hospitais regionais para evitar obstruções.

-0- PANA NA/MA/NFB/JSG/MAR/DD 25maio2020