chefe da junta militar no Mali recebe medianeiro da CEDEAO
Bamako, Mali (PANA) - O presidente maliano de transiçāo, o coronel Assimi Goita, recebeu quinta-feira em Bamako, o medianeiror da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para o Mali, Goodluck Jonathan, soube a PANA junto da presidência maliana.
O também ex-Presidente nigeriano (2010-2015) disse, no final da audiência, ter vindo afinar as discussões em curso, com vista a aproximar as posições entre a junta no poder no Mali e a CEDEAO sobre o calendário das eleições para se legitimar a governação no Mali, depois do golpe de Estado de 24 de maio de 2021 contra o então Presidente Ibrahim Boubacar Keita.
Disse que esta visita tem com objetivo encontrar formas e meios de relançar melhor o diálogo entre a parte maliana e a instituição sub-regional, que adoptou sanções contra o Mali no final da sua cimeira extraordinária a 9 de janeiro último em Accra, no Gana, por causa do adiamento pelos militares da data das eleições, inicialmente marcadas para 24 de fevereiro de 2022.
Sem dar a conclusão de várias discussões tidas com autoridades malianas desde a sua chegada ao Mali, Goodluck Jonathan assegurou simplesmente que as mesmas foram enriquecedoras e que "vão continuar."
No que diz respeito à questão da duração da transição, Goodluck Jonathan indicou que um grupo de trabalho técnico, composto pela CEDEAO, pela União Africana e pelas Nações Unidas já foi criado.
As conclusões alcançadas por este grupo, explicou, permitiram a elaboração de um quadro de recomendações que orientarão as decisões a tomar num futuro próximo, disse.
-0- PANA GT/JSG/DIM/DD 25fev2022