Agência Panafricana de Notícias

Zuma saúda progressos da África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, saudou a celebração pelo seu país de 20 anos de liberdade e a sua progressão constante na construção duma nação unida, democrática, não racial, não sexista e próspera.

Na sua mensagem de ano novo, o Presidente Zuma declarou que a África do Sul é um local onde está muito melhor viver hoje que não acontecia em 1994 e que as vidas de milhões de pessoas melhoraram desde que o Congresso Nacional Africano (ANC) tomou o poder.

"Organizámos eleições gerais nacionais coroadas de êxito que reafirmaram que a África do Sul é uma democracia estável, com uma cultura verdadeiramente ancorada de respeito dos direitos humanos", indicou o Presidente Zuma, acrescentando que a melhoria da qualidade de vida e o acesso aos serviços essenciais e às oportunidades económicas em particular para os mais pobrez e a maioria negra continuavam.

"O Governo continuou a reforçar a ciência, a tecnologia e a inovação, encorajando os investimentos na economia e alargando as nossas relações políticas e económicas com o resto do mundo", indicou Zuma.

O Presidente senegalês sublinhou a etapa importante de 11 milhões de conexões à eletricidade desde 1994 e notou que o Estado tomou medidas para "ajudar e relançar as empresas nacionais confrontadas com dificuldades para que possam desempenhar o seu papel importante na transformação económica".

-0- PANA CU/SEG/FJG/TBM/MAR/TON 01jan2015