Agência Panafricana de Notícias

Zuma ridiculizado de novo no Parlamento da África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – A Assembleia Nacional sul-africana (Parlamento) viveu quinta-feira cenas caóticas depois de o Presidente Jacob Zuma ser de novo impedido de falar por deputados furiosos que queriam saber quando ele rembolsará os 20 milhões de dólares americanos dos contribuintes gastos para modernizar a sua residência privada.

Os representantes do partido oposicionista dos Combatentes de Liberdade Económica (FEP, sigla em inglês) já tinham obstruído uma sessão anterior sobre a mesma questão.

Desta vez, os ânimos estavam mais exaltados depois de Zuma indicar, em maio último, que não tencionava obedecer à recomendação do Ministério Público de que ele devia reembolsar uma parte do dinheiro.

Os deputados começaram a gritar insistentemente "devolva o dinheiro" e o presidente da Assembleia Nacional, Baleka Mbete, foi obrigado a anular a sessão.

O Congesso do Povo (COPE), um outro partido da oposição, advertiu que o partido no poder, o Congresso Nacional Africano (ANC), estava paralisar o funcionamento do Parlamento.

"Quanto mais os deputados e os ministros do partido no poder conluiarem na proteção dum Presidente moralmente viciado pelos gastos escandalosos na sua casa, mais eles comprometem a sua própria integridade e a reputação do Parlamento", declarou Mosiuoa Lekota do COPE.

-0- PANA CU/AR/MTA/IS/FK/IZ 18junho2015