Agência Panafricana de Notícias

Zuma participa no Fórum Económico Mundial em Davos

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, chegou a Davos-Klosters, na Suíça, para participar na reunião do Fórum Económico Mundial (FEM), durante a qual a África do Sul vai promover o seu Plano de Desenvolvimento Nacional (NDP) concebido para reforçar o crescimento inclusivo e o desenvolvimento.

Antes da sua partida, Zuma declarou que a África do Sul apresentou as realizações no quadro da melhoria das condições dos seus concidadãos, em particular os mais pobres que eram excluídos e marginalizados durante o apartheid.

"A África do Sul vai promover este tratado fundamental, a nossa capacidade de esquecer o apartheid e construir uma nova sociedade, que está na base do êxito atual do nosso país", sublinhou.

"Vários parceiros de desenvolvimento no Fórum Económico Mundial, em particular empresas mundiais, são essenciais para a realização do nosso objetivo de fazer avançar o nosso país para o crescimento inclusivo, os empregos e uma vida melhor para todos", indicou Zuma.

O porta-voz presidencial, Mac Maharaj, anunciou que a África do Sul fará a promoção dos seis setores fornecedores de empregos identificados para alcançar o crescimento tão necessário.
Trata-se do desenvolvimento das infraestruturas, da agricultura, da exploração e do enrequicimento mineiro, da indústria e do turismo.

Ele indicou que a África do Sul apresentaria igualmente o seu novo projeto, Operação Phakisa, em particular a sua componente que abrange a economia oceânica.

Os seus principais domínios de intervenção são o transporte e as atividades industriais marítimas, como a navegação costeira, a expedição, a construção, a reparação e a renovação dos navios, a exploração petroleira e do gás off-shore, a aquacultura e os serviços de proteção marinha e a governação dos oceanos.

-0- PANA CU/SEG/FJG/JSG/MAR/TON 21jan2015