Agência Panafricana de Notícias

Zuma deseja a ex-Presidente De Klerk rápidas melhoras

Joanesburgo, África do Sul (PANA) - O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, desejou terça-feira ao antigo Presidente Frederik de Klerk uma "pronta recuperação" depois da sua hospitalização no mesmo dia.

"Desejamos ao antigo Presidente rápidas melhoras nestes momentos difíceis. Rezemos por ele e pela sua família", declarou o Presidente Zuma num comunicado divulgado no site oficial do Governo.

O antigo Presidente que encurtou a sua visita à Europa para regressar ao seu país, na semana passada, devido ao mau estado de saúde do outro antigo Presidente, Nelson Mandela, começou a queixar-se domingo, mas os pormenores da sua doença ainda não estão disponíveis.

De Klerk, de 77 anos, foi o último Presidente sob o reigme segregacionista do Apartheid, na África do Sul.

Ele partilhou com Mandela o Prémio Nobel da Paz em 1993 pelo seu trabalho para o "fim pacífico do regime do Apartheid e por lançar as bases de uma nova África do Sul democrática".

A Presidência sul-africana declarou, no seu último boletim divulgado segunda-feira à noite, que Mandela, de 94 anos, continua num "estado crítico mas estável" num hospital de Pretoria, onde está internado desde 8 de junho passado por uma infeção pulmonar recorrente.

-0- PANA SEG/AKA/TBM/IBA/MAR/IZ 03julho2013