Zona de Livre Comércio Continental Africana já em vigor, diz UA
Túnis, Tunísia (PANA) – A Zona de Livre Comércio Continental Africana (ZLECA) está em vigor desde quinta-feira, anunciou no mesmo dia o comissário da União Africana (UA) para o Comércio e Indústria, Albert Muchanga.
Num tweet, Muchanga qualificou a entrada em vigor da ZLECA de “étapa histórica" na medida em que, prosseguiu, se trata de um empreendimento central para o desenvolvimento económico do continente e dum passo importante para a integração e complementaridade que devem garantir a África uma nova posição no panorama económico mundial.
“É uma étapa histórica... A ZLECA entrou em vigor este dia... Celebramos o êxito dum engajamento corajoso e pragmático para a integração continental”, regozijou-se Muchanga no seu tweet.
O lançamento da sua fase operacional terá lugar a 7 de julho próximo, durante a cimeira da UA, em Niamey, no Níger, depois da finalização nomeadamente dos seus mecanismos de arbitragem, da definição das regras de origem de mercadorias, bem como de mecanismos que permitirão lutar contra a corrupção ou más infraestruturas.
No total, 52 países, dos 55 que conta a organização continental, assinaram, desde março de 2018, o acordo que criará esta zona de livre comércio em África.
Porém, a Nigéria, que representa a maior economia no continente, não assinou o acordo, exclamou-se.
Esta iniciativa visa a eliminação progressiva dos direitos aduaneiros entre países membros, para ligar economias dispersas num mercado complementar, constituído por mais dum bilião de pessoas, lê-se no tweet.
A ZLECA visa também aumentar o comércio intra-africano em 60 por cento, até 2022, contra 16 por cento atuais, segundo o responsável.
-0- PANA YY/IN/BEH/SOC/MAR/DD 31maio2019