Agência Panafricana de Notícias

Zimbabwe tranquiliza empresas estrangeiras do setor mineiro

Harare- Zimbabwe (PANA) -- O ministro zimbabweano encarregue da Autonomização Económica, Saviour Kasukuwere, descartou quarta- feira em Harare o confisco de caráter "xenófobo" das empresas estrangeiras implantadas no seu país.
O Governo ordenou a todas as empresas estrangeiras para conceder 51 porcento das suas ações aos Zimbabweanos, particularmente as do setor mineiro.
Falando durante uma conferência sobre o setor mineiro, Kasukuwere afirmou que os investidores estrangeiros não tinham nada a recear ao investir no setor mineiro do país.
"O Zimbabwe está aberto ao mundo dos negócios.
Muitas coisas que foram ditas semearam a confusão entre a comunidade dos investidores", deplorou.
"Esta política não visa despojar de forma discriminatória, mas a garantir uma participação importante da população local nas atividades económicas tais como a exploração mineira", acrescentou Kasukuwere, que assume o cargo de ministro das Minas interino.
A campanha de autonomização económica do Zimbabwe está essencialmente orientada para a indústria mineira, um setor dominado pelas multinacionais estrangeiras.
As empresas estrangeiras receberam a ordem de fazer propostas sobre as ações que elas concederão aos locais e sobre as modalidades financeiras possíveis.
A maioria das empresas recusa conformar-se com esta disposição, ao passo que outras negam ceder mais de 15 porcento das suas ações.