Agência Panafricana de Notícias

Zimbabwe regista primeiros casos de gripe suína

Harare Zimbabwe (PANA) -- Os primeiros casos de gripe suína no Zimbabwe foram notificados em dois pacientes, anunciaram quinta-feira as autoridades sanitárias.
As autoridades precisaram que o primeiro caso diz respeito a um homem - cuja identidade não foi revelada - que chegou ao país esta semana provenientes de Londres e o segundo um aluno que se deslocou à África do Sul recentemente no quadro dum torneio desportivo.
Segundo elas, o homem foi isolado em sua casa onde ele está a ser tratado, enquanto o rapaz recebe cuidados na África do Sul.
Os dois casos colocam o país em estado de alerta reforçada à gripe suína, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia mundial.
Desde o aparecimento do primeiro caso de gripe no México, há dois meses, o Zimbabwe colocou os seus serviços sociais em alerta.
O ministro da Saúde, Henry Madzorera, disse que equipas médicas de supervisão foram desdobradas em todos os pontos de entrada do país para detectar os casos de gripe.
Adiantou que o Zimbabwe, em colaboração com a OMS, armazenou medicamentos e outros equipamentos para fazer face a uma eventual epidemia de doença no país.
De acordo com as últimas informações dadas pela OMS, 94 mil e 512 casos de gripe suína, incluindo 429 mortais, foram notificados no mundo desde o aparecimento da doença.
Os outros países africanos que registaram casos de gripe suína são a Tunísia (5), a África do Sul (18), a Argélia (5), Cabo Verde (3), o Uganda (1) a Côte d'Ivoire (2), o Egipto (78), a Etiópia (3), o Quénia (15), a Líbia (1) e Marrocos (17).