Agência Panafricana de Notícias

Zimbabwe proíbe importações de carne da África do Sul

Harare, Zimbabwe (PANA) – O Zimbabwe anunciou quinta-feira a proibição das importações de carne e de gado provenientes da vizinha África do Sul, na sequência duma epidemia de febre do Vale de Rift.

O Ministério da Agricultura indicou, no entanto, que esta proibição é temporária e será levantada se a África do Sul controlar a epizootia prevalecente atualmente no seu território.

« Nós receamos que, por não existir programa de vacinação governamental neste país, alguns pastores não imunizaram talvez os seus animais e eles podem facilmente transmitir a doença através das fronteiras », declarou o diretor dos Serviços Veterinários e Pecuária do Ministério da Agricultura, William Shereni.

A febre do Vale de Rift afeta tanto o gado como os homens e foi despistada em várias zonas da África do Sul, particularmente na províncias do Cabo Oriental e Ocidental.

Esta proibição segue-se a uma outra imposta pelo Zimbabwe contra as aves sul-africanas em janeiro último depois de uma das principais empresas de exportação sul-africana ter sido acusada de enviar para o estrangeiro frangos cuja data de consumo estava expirada.

-0- PANA RS/SEG/FJG/JSG/FK/TON 03fev2011