Agência Panafricana de Notícias

Zimbabwe proíbe importação de frangos da África do Sul

Harare, Zimbabwe (PANA) – O Zimbabwe proibiu, sexta-feira, a importação de frangos de um grande fornecedor sul-africano, o Supreme Poultry, após a imprensa ter informado que esta empresa exporta produtos expirados que causam problemas de saúde.

A imprensa acusou na semana passada o Supreme Poultry, o maior fornecedor de frangos no Zimbabwe, de recondicionar a carne para a exportação.

William Shereni, diretor dos serviços veterinários no Ministério da Agricultura do Zimbabue, indicou que a proibição não abrangerá outros exportadores de frangos sul-africanos.

"A suspensão é uma medida de precaução para permitir levar a cabo inquéritos conforme aos padrões de saúde veterinária que se seguem às informações difundidas pela imprensa e relativas a más práticas que estão em curso no seio da fábrica Supreme Poultry Botshabelo em Bloemfontain", afirmou.

O Zimbabwe é um país com tradição de exportação de frangos, mas tornou-se um importator destes produtos após as reformas agrárias controversas que levram milhares de fazendeiros brancos a abandonar as suas terras para instalar negros.

-0- PANA RS/VAO/AKA/TBM/CJB/DD 31Dez2010