Agência Panafricana de Notícias

Zimbabwe organiza eleições parciais para preencher vagas de deputados

Harare, Zimbabwe (PANA) – O ministro da Justiça do Zimbabwe, Patrick Chinamasa, anunciou no fim de semana que o seu país vai organizar eleições parciais para 38 circuncrições parlamentares vagas na sequência do falecimento ou da expulsão dos seus detentores pelos seus partidos.

A coligação de três partidos no poder decidiu não realizar uma nova votação para evitar a violência e permitir a reconciliação entre as suas componentes na sequência dos confrontos das últimas eleições gerais de 2008, cujo balanço foi de cerca de 10 mortos.

Uma outra razão consitia igualmente em permitir a reconciliação e a baixa das tensões.

Todavia, o Supremo Tribunal considerou na última semana que esta medida é anticonstitucional na sequência de uma petição de três deputados que queriam que houvesse eleições nas suas circunscrições após a sua expulsão pelos seus partidos.

O ministro Chinamasa disse que este acordo concluído entre os partidos já não era válido e que eleições serão organizadas nas 38 circunscrições parlamentares vacantes.

"Temos de organizar eleições harmonizadas à escala nacional para todos os assentos vagos tanto a nível parlamentar como local", disse.

Uma das implicações, explicou, é que não se pode realizar eleições parciais apenas em três circunscrições vagas, mas para os 38 assentos parlamentares vagos e para todos os assentos vagos a nível das autoridades locais.

-0- PANA RS/VAO/ASA/TBM/SOC/CJB/IZ 22julho2012