Agência Panafricana de Notícias

Zimbabwe inquire sobre documentos divulgados por Wikileaks

Harare, Zimbabwe (PANA) – O Zimbabwe anunciou quarta-feira a designação dum painel de peritos jurídicos para determinar se as leis zimbabweanas foram violadas pelos responsáveis do Governo citados nos documentos divulgados pelo site Wikileaks.

Vários responsáveis zimbabweanos, dos quais o primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, foram postos em causa pelos documentos do Wikileaks sobre uma presumível conspiração com os Estados Unidos e a Grã-Bretanha para derrubar o Presidente Robert Mugabe.

Estas revelações causaram tensões no seio do Governo de coligação e Mugabe propõe novas leis que tornam culpados de traição os Zimbabweanos que trabalham com países opostos ao Zimbabwe.

Mugabe acusa Tsvangirai, seu principal adversário político, de ser uma cobertura para os interesses estrangeiros num vasto plano para o destituir por ter confiscado fazendas pertencentes aos brancos e ameaçado tomar o controlo das suas empresas.

A equipa de peritos jurídicos está encarregada de estudar os documentos que foram divulgados, essencialmente correspondências dos embaixadores norte-americanos no Zimbabwe, e de estabelecer se os responsáveis implicados violaram as leis do país.

Os responsáveis que forem considerados culpados serão julgados, eventualmente em virtude das duras leis sobre traição.

-0- PANA RS/SEG/NFB/JSG/FK/TON 12Jan2011