Agência Panafricana de Notícias

Zimbabwe envia capacetes azuis à Síria

Harare, Zimbabwe (PANA) - O Zimbabwe vai enviar um contingente de capacetes azuis à Síria no quadro dos esforços das Nações Unidas para restaurar a paz neste país árabe assolado pela guerra, soube-se terça-feira de fonte castrense em Harare.

Segundo o chefe do Estado-Maior General do Exército Zimbabwano (ZNA), o general Trust Mugoba, o contingente zimbabweano, cujo tamanho não precisou, é objeto atualmente de uma formação para ser desdobrado na Síria.

"Como sabem, na última semana durante as comemorações do Dia dos Caspacetes Azuis das Nações Unidas, o ministro da Defesa, Emmerson Mnangagwa, disse que o Zimbabwe foi convidado para participar numa missão de manutenção da paz na Síria, portanto já começamos a formação", explicou.

O Zimbabwe tem forças em diversas missões de manutenção da paz das Nações Unidas, entre as quais na Libéria e na Indonésia.

Rebeldes, apoiados por países árabes e ocidentais, lutam para destituir o Governo sírio num conflito que, segundo a ONU, fez mais de 10 mil mortos nos úlimos 18 meses.

-0- PANA RS/SEG/FJG/JSG/CJB/TON 05jun2012