Agência Panafricana de Notícias

Zimbabwe e Botswana assinam acordo de fornecimento de electricidade

Harare- Zimbabwe (PANA) -- A Companhia de Electricidade Zimbabweana anunciou ter assinado com o Botswana um acordo nos termos do qual este país vai financiar a renovação duma central eléctrica paralizada em troca do seu abastecimento de electricidade.
O director-geral da empresa zimbabweana, Noah Gwariro, indicou que o Botswana vai fornecer o equivalente de oito milhões de dólares americanos para renovar a estação de energia térmica de Bulawayo e comprar combustível para alimentar a central.
"A central eléctrica permaneceu paralizada durante anos e necessita de reparações importantes e o acordo permitir-nos-á pôr em funcionamento a estação de energia térmica de Bulawayo para produzir 90 megawatts, dos quais 40 serão exportados para o Botswana em conformidade com o acordo", precisou Gwariro.
O Zimbabwe possui três pequenas centrais eléctricas que estavam paralizadas, das quais as de Bulawayo, na qual estão esperançados para muito tempo os seus vizinhos, confrontados com m défice energético.
Todas as três infraestruturas necessitarão de reparações importantes que o país foi incapaz de financiar devido à crise económica que atravessa, mas não conseguia chegar a um acordo com com nenhum dos seus vizinhos sobre os termos da renovação da central.
A África do Sul desejava reconstruir duas centrais eléctricas em troca duma parte da electricidade que elas iam produzir ao passo que o Botswana busca desesperadamente novas fontes de electricidade depois de o primeiro ter anunciado que vai reduzir as suas exportações para este país devido ao aumento da procura interna.