Agência Panafricana de Notícias

Zimbabwe cria sociedade de exploração mineira

Harare- Zimbabwe (PANA) -- O Zimbabwe vai criar uma sociedade de exploração mineira para identificar e avaliar todos os recursos mineiros do país, disse segunda-feira em Harare o ministro das Minas, Obert Mpofu.
Mpofu indicou que esta medida tinha como objetivo permitir ao país determinar a sua riqueza mineira antes de depender de sociedades privadas, na sua maioria estrangeiras, para aconselhar o Governo neste assunto sensível.
Mpofu sublinhou que o Governo revisitou igualmente as leis mineiras do país para favorecer a apropriação dos recursos mineiros pelas empresas locais, anulamdo as disposições precedentes que previam uma apropriação total das concessões mineiras pelos privados.
"Esta sociedade de exploração será mandatada para iniciar obras de exploração a nível de todos os jazigos.
Deverá apresentar relatórios detalhados sobre todos os tipos de minérios e a quantidade de cada minério encontrado no Zimbabwe", explicou.
"Enquanto Governo, achamos que o meio mais seguro de estimar o valor dos nossos minérios é proceder a um processo de exploração global.
A ausência de um trabalho de exploração intensivo durante décadas passadas prepetuou uma situação onde a maioria dos minérios subterrâneos locais continuam a ser recursos presumidos", disse Mpofu.
O Governo pediu às companhias mineiras estrangeiras a cedência de 51 porcento das partes da suas empresas ao Zimbabwe a atores locais no âmbito dum novo programa de autonomização económica.
Este pedido suscitou uma controvérsia e a maioria das companhias mineiras estrangeiras resistem às exigências do Governo.