Agência Panafricana de Notícias

Zimbabwe anuncia projecto rodoviário de um bilião de dólares

Harare- Zimbabwe (PANA)-- O Governo zimbabweano anunciou, segunda- feira, ter obtido um acordo de investidores para a extensão da principal autoestrada do país que liga as fronteiras sul-africana, no sul, e zambiana, no norte, no valor de um bilião de dólares americanos.
O primeiro-ministro zimbabweano, Morgan Tsvangirai, declarou que esta estrada de mil quilómetros, a mais utilizada do país, será alargada por diversos investidores privados.
"A extensão da autoestrada Beitbridge-Chirundu deverá começar a qualquer momento pois o Governo já identificou um certo número de investidores para lançar o projecto”, disse.
Os apelos para a extensão da estrada multiplicaram-se nestes últimos meses, após uma série de acidentes mortais, dos quais um ocorrido em Março último, em que a mulher de Tsvangirai foi morta e ele próprio ficou ligeiramente ferido.
Ela liga a maioria dos países da África Austral à África do sul, o pólo económico da região e serve sobretudo de rota comercial.
"Os investidores vão financiar o projecto a fim de que possamos pelo menos fazer face aos volumes de tráfego acrescidos e reduzir as fatalidades na auto-estrada”, disse Tsvangirai.
Vários anos de ausência de investimentos fizeram com que a maioria das estradas estejam em mau estado.