Zimbabwe anuncia censo para agosto de 2022
Harare, Zimbabwe (PANA) – O Governo do Zimbabwe anunciou que vai fazer um recenseamento da população, em agosto de 2022, cerca de 10 anos após o último censo, para permitir ao Governo planificar melhor.
O recenseamento da população de 2012 foi o quarto do género efetuado pelo Governo do Zimbabwe, desde a independência do país, em 1980.
O custo do censo está fixado em 85 milhões de dólares zimbabweanos (cinco milhões 420 mil dólares americanos), numa "operação de grande envergadura cujo processo já se iniciou em termos de preparativos e logística".
"Nós devemos igualmente emitir um instrumento que nos permitirá fazer com que este recenseamento se efetue de 10 em 10 anos”, precisou o ministro zimbabweano das Finanças, Mthuli Ncube, durante uma conferência de imprensa.
Ncube disse que o país será dividido em diferentes partes e tudo será feito para que se possa começar a contar os indivíduos e o Governo disponha de dados corretos, devendo para o efeito formar-se quase 36 mil inquiridores.
O Governo vai organizar uma simulação de recenseamento, em agosto de 2021, para garantir o bom funcionamento do sistema de recolha dos dados antes do lançamento oficial do censo, a 17 de agosto de 2022, declarou.
Desta vez será diferente, acrescentou, notando que a operação vai utilizar a tecnologia, incluindo tabletes, para recolher as informações e os dados, o que "permitirá uma recolha de dados mais rápida e respostas mais eficazes”.
"Deveremos então estar em condições de produzir cifras e respostas em seis meses, contrariamente ao que registamos, no passado, em que isso demorou dois anos. Até março de 2023, as cifras serão publicadas e estarão prontas”, precisou.
Ele declarou, no entanto, que antes da publicação dos dados, seminários serão organizados sobre os diferentes domínios do censo, a fim de permitir a participação das partes envolvidas e o planeamento governamental.
-0- PANA TZ/VAO/ASA/BEH/IBA/SOC/FK/IZ 1out2019