Agência Panafricana de Notícias

Zimbabue concede licenças de exploração de platina a duas firmas

Harare, Zimbabwe (PANA) – O Zimbabue anunciou segunda-feira ter concedido licenças a duas outras firmas para a exploração de platina no país que possui as duas maiores reservas mundiais deste minério, depois da África do Sul, de acordo com o vice-ministro das Minas, Gift Chimanikire.

Numa declaração à imprensa, Chimanikire disse que uma das duas firmas é chinesa e que a outra é local.

Estes contratos elevam até a cinco o número de companhias de exploração de platina, maioritariamente estrangeiras, que exercem suas atividades no Zimbabue, indicou o responsável zimbabueano.

Ces contrats portent à cinq le nombre de compagnies d'exploitation du platine exerçant leurs activités au Zimbabwe, la majorité d'entre elles étant étrangères.

Chimanikire precisou que as duas recém-chegadas realizaram estudos de viabilidade e deverão iniciar as suas atividades no decurso deste ano.

Este país da África Austral tenta aumentar a sua produção de platina de 230 mil toneladas atualemente para um milhão de toneladas, de acordo com a mesma fonte.

No entanto, acrescentou, o investimento estrangeiro é limitado por uma nova lei que reserva as ações de controlo das empresas mineiras para empresas locais.

-0- PANA RS/SEG/NFB/TBM/IBA/CJB/DD 24jan2011