Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Zéphirin Diabré, presidente da União para a Mudança e Progresso (UPC) e líder da oposição, foi investido sábado, em Ouagadougou, como candidato do seu partido às eleições presidenciais de novembro próximo, no Burkina Faso.
No seu discurso, Diabré criticou a gestão do partido no poder, o Movimento Popular para o Progresso (MPP), antes de apelar aos Burkinabes para não "cometer os mesmos erros que em 2015".
Segundo candidato mais votado nas eleições de 2015, Diabré salientou que o Burkina Faso precisa de um "novo sopro de vida" para enfrentar os atuais desafios, incluindo o terrorismo e a crise económica.
O Presidente cessante do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, foi investido há algumas semanas, pelo seu partido como candidato à sua própria sucessão.
Este domingo, o Congresso para a Democracia e Progresso (CDP), o partido do ex-Presidente Blaise Compaoré, investiu também o seu candidato, Eddie Komboïgo.
O antigo primeiro-ministro do ex-Presidente Blaise Compaoré, Kadré Désiré Ouédraogo, bem como Gilbert Noël Ouédraogo da Aliança para a Democracia e da Federação/Reunião Democrática Africana (ADF/RDA) e Tahirou Barry, antigo ministro da Cultura, já confirmaram igualmente as suas candidaturas.
-0- PANA TNDD/IS/SOC/DIM/IZ 26julho2020