Agência Panafricana de Notícias

Zamora Induta nomeado chefe das Forças Armadas da Guiné-Bissau

Bissau- Guiné-Bissau (PANA) -- O Conselho de Ministros da Guiné-Bissau aprovou no fim-de-semana, sob proposta dos militares, a nomeação do vice-chefe do Estado-Maior da Armada, José Zamora Induta, para o cargo de chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), soube a PANA segunda-feira de fonte oficial em Bissau.
Segundo um comunicado do Conselho de Ministros, o tenente-coronel António Injai foi nomeado vice-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas também sob proposta do comité militar criado para gerir a crise após os duplos assassinatos do Presidente João Bernardo "Nino" Vieira e do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, o general Batista Tagmé Na Waié.
Zamora Induta, ex-membro da Junta Militar do brigadeiro Ansumana Mané que derrubou Nino Vieira em 1998, chefiou o comité militar criado para gerir a crise no país após o duplo assassinato do Presidente e do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas no início deste mês.
Formado numa academia militar na Rússia, Zamora Induta é casado e pai de seis filhos.
Ele pertence à etnia balanta, tal como general Batista Tagmé Na Waié, que representa 60 por cento das forças de defesa e segurança.
Desde 2000, quatro chefes do Estado-Maior foram mortos na Guiné- Bissau, nomeadamente os generais Ansumane Mané, Veríssimo Correia Seabra, e Mohamed Lamine Sanha e Batista Tagmé Na Waié.