Zambianos proibidos de viajar para Alemanha
Lusaka, Zâmbia (PANA) - O Governo alemão anunciou uma proibição temporária de viagens para seus cidadãos, por vários países da África Austral, incluindo a Zâmbia, a África do Sul, Lesoto e Eswatini, com efeitos imediatos, de 7 a 17 de fevereiro de 2021, data em que a proibição será reavaliada, soube a PANA de fonte oficial.
De acordo com um comunicado divulgado segunda-feira pela Embaixada da Zâmbia em Berlim (Alemanha), a medida visa prevenir a introdução de variantes do SARS CoV2 (covid-19), detetadas em vários países, incluindo a Zâmbia.
Autoridades alemãs abriram algumas exceções à proibição de viagens, nomeadamente para cidadãos alemães, familiares nucleares de Alemães que viajam junto com eles, como cônjuges, parceiros legais, filhos menores de idade e pais de Alemães, filhos menores de idade, cidadãos de países da União Eeuropeia e da Suíça.
Também estão excluídos desta lista, cidadãos da Noruega, do Liechtenstein ou da Islândia que tenham residência permanente na Alemanha, nacionais de países terceiros que tenham residência permanente e legal nesse país, passageiros em trânsito (apenas em trânsito internacional, fora do espaço Schengen), pessoal de transporte, profissionais de saúde, pessoas que viajem por razões humanitárias urgentes e pessoas que viajem em missão oficial da Agência Internacional de Energia Atómica ou das Nações Unidas ou organizações das Nações Unidas.
O Embaixador da Zâmbia na Alemanha, Anthony Mukwita, exortou os Zambianos a suspenderem seus planos de viagem e verificarem com a Embaixada da Alemanha em Lusaka os últimos desenvolvimentos nesta matéria.
“Do nosso lado, continuaremos a supervisionar a situação e manter o público zambiano constantemente informado”, disse Mukwita.
-0- PANA MM/AR/BAI/IS/MAR/DD 08fevereiro2021