Agência Panafricana de Notícias

Zambianos isentos de vacina contra febre amarela para entrada na África do Sul

Lusaka, Zâmbia (PANA) – A África do Sul anunciou oficialmente que os viajantes provenientes da Zâmbia estão isentos de cartão de vacina contra a febre amarela para a sua entrada no seu território na sequência da lista publicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que classifica a Zâmbia entre os países de baixo risco.

O embaixador da Zâmbia na África do Sul, Muyeba Chikonde, saudou quarta-feira esta decisão, declarandoo que « o que importa agora é que o Governo sul-africano publicou, por intermédio do seu Ministério da Saúde, este comunicado e ultrapassou mesmo esta medida ao transmitir a informação a todos os pontos de entrada ».

Num comunicado, divulgado pela Embaixada da Zâmbia em Pretória, Chikonde declarou que a Zâmbia se regozijou com a resolução do problema.

Ele sublinhou que os precedentes dispositivos tiveram um impacto negativo sobre o setor do turismo e aumentaram o custo do "doing business" para os Zambianos que se deslocavam à África do Sul.

Durante a sua 136ª sessão realizada recentemente, o Conselho de Administração da OMS realizou um estudo dos países que apresentam risco para a transmissão da febre amarela e os que necessitam de campanha de imunização.

As disposições sanitárias internacionais exigem que os países que apresentarem riscos de febre amarela deverão dispor de cartões de vacina para as pessoas provenientes de países considerados pela OMS como de alto risco de transmissão.

-0- PANA MM/AR/ASA/IS/FK/TON 11fev2015