Agência Panafricana de Notícias

Zâmbia transfere refugiados burundeses

Lusaka, Zâmbia (PANA) - O Gabinete do Comissário para os Refugiados no Ministério zambiano do Interior, em colaboração com a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), transferiu terça-feira 150 refugiados burundeses recém-chegados à capital zambiana, Lusaka, para o campo de refugiados de Meheba, em Solwezi, no noroeste da Zâmbia.

Cerca de 400 requerentes de asilo provenientes do Burundi chegaram à Zâmbia em junho último, segundo o Gabinete do ACNUR na Zâmbia.

O Gabinete do Comissariado para os Refugiados no Ministério do Interior, em colaboração com o ACNUR, está a proceder ao seu registo em Lusaka e os que beneficiarem do estatuto de refugiado serão deslocados para o campo de refugiados.

Os requerentes de asilo são originários principalmente da capital do Burundi, Bujumbura, e chegam a Lusaka depois de viajarem de barco do Burundi através do Lago Tanganyika até à cidade portuária de Mpulungu, no norte da Zâmbia.

Segundo o ACNUR, os requerentes de asilo alegam a escalada generalizada da violência política no Burundi como razão da sua fuga.

-0- PANA MM/VAO/AKA/BEH/MAR/TON 30junho2015