Zâmbia suspende Liga de futebol após testes positivos à covid-19
Lusaka, Zâmbia (PANA) - A retomada da Super Liga de futebol da Zâmbia, que devia decorrer sábado, foi suspensa da confirmação pelos dirigentes do clube Forest Rangers de que 28 jogadores e membros do clube testaram positivo à covid-19.
Os Rangers declararam sábado, algumas horas antes do arranque previsto da campanha 2019-2020, que registaram 28 testes positivos em 58 realizados entre os membros do clube antes do jogo contra o Zanaco, em Ndola.
Dezessete dos casos positivos, segundo o clube, são de jogadores, ao contrário do que foi anunciado anteriormente numa mensagem postada terça-feira nas redes sociais pela equipa dos Rangers Forests, e que foi em seguida suprimida, de que todos os testes deram negativo.
A porta-voz do clube, Christina Zulu, declarou que os resultados publicados nas redes sociais cobriam apenas os 30 casos negativos, enquanto os restantes 28 casos positivos foram anunciados à equipa mais tarde.
"Havia dois lotes de testes", indicou Zulu, afirmando que não podia comentar sobre como os resultados foram recebidos, mas que, nos dias anteriores, todos os resultados obtidos foram negativos.
“Estávamos prontos para enfrentar o Zanaco. Poucos minutos antes do início da partida, a Federação Zambiana de Futebol (FAZ) anunciou que o jogo foi adiado por recomendação da unidade de saúde pública de Ndola”, disse.
A FAZ ficou surpresa com relatos de casos positivos entre os Rangers e alegou que o Ministério da Saúde não lhe tinha informado.
Restam 10 jogos na época da Super Liga, com seis pontos a separar os líderes (Rangers) do Dynamos de Lusaka.
-0- PANA VA/AKA/TBM/MAR/IZ 19julho2020