Agência Panafricana de Notícias

Zâmbia saúda eleição de seu quadro Feliz Mutati no Comité de Sábios do COMESA

Lusaka, Zâmbia (PANA) - A Zâmbia qualificou a eleição do seu antigo ministro do Comércio, Felix Mutati, no Comité dos Sábios do Mercado Comum da África Austral e Oriental (COMESA) de "uma marca da confiança" que os países membros depositam no seu sistema política e de governação.

"A eleição de Mutati é não só merecida, mas é igualmente uma fonte de imenso orgulho e de honra para o povo zambiano", regozijou-se terça-feira o ministro da Informação e Serviços de Rádiodifusão, Mwansa Kapey.

Em nome do Governo e do povo zambiano, ele transmitiu a profunda gratidão aos países membros do COMESA pela honra e o privilégio concedidos à Zâmbia através desta eleição.

Kapeya prometeu que o seu país vai utilizar esta posição para trabalhar a favor da paz, da estabilidade e da unidade com vista a fazer da região do COMESA um local próspero onde se possa viver bem.

Membro do Parlamento e do Movimento para a Democracia Multipartidária (MMD, ex-partido no poder), Mutati foi eleito durante a Cimeira dos líderes do COMESA ocorrida em fevereiro último em Kinshasa, a capital da República Democrática do Congo (RDC).

Criado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros deste espaço geográfico, o Comité dos Sábios tem um papel crucial de diplomacia preventiva a desempenhar em matérias de paz, de segurança e de estabilidade, como base fundamental para a realização do desenvolvimento sustentável na região e além-fronteiras.

-0- PANA MM/SEG/AKA/AAS/JSG/IBA/MAR/DD 12março2014