Agência Panafricana de Notícias

Zâmbia mobiliza-se para vender stock de marfim

Lusaka- Zâmbia (PANA) -- A Zâmbia iniciou uma campanha de apoio a uma nova proposta de flexibilidade excecional quanto à proibição de comercializar marfim para vender o seu stock avaliado em 21 toneladas, declarou a ministra zambiana do Turismo, Catherine Namugala.
Namugala disse que o seu país pretende submeter novamente, em 2013, a sua proposta, rejeitada em Março último pela Convenção Internacional sobre as Espécies Ameaçadas (CITES), segundo a Radiotelevisão Nacional Zambiana (ZNBC).
De facto, a CITES, que agrupa 175 nações, votou contra as queixas da Zâmbia e da Tanzânia segundo as quais o número de elefantes não pára de aumentar tornando-se num perigo para a população nas zonas rurais De acordo com a governante zambiana, o seu país tem potencialidades para arrecadar um milhão de dólares americanos da venda do seu stock de marfim, proveniente essencialmente de elefantes mortos naturalmente.
Ela afirmou que a Zâmbia pressionará alguns países, como o Quénia, opostos à sua proposta em 2010, e Organizações não Governamentais (ONG) para os convencer de que o seu país está preocupado com a preservação dos paquidermes.