Zâmbia eleita presidente do Grupo Africano de Negociadores sobre Mudanças Climáticas
Glasgow, Escócia (PANA) - A Zâmbia foi eleita presidente do Grupo Africano de Negociadores na 26.ª Conferência das Partes sobre a Mudança Climática (COP26), em curso atualmente em Glasgow, na Escócia, soube a PANA de fonte oficial.
O anúncio foi feito quarta-feira pelo ministro zambiano da Economia Verde e Ambiente, Collins Nzovu, cujo país presidirá ao Grupo Africano de Negociadores (AGN) por dois anos.
O AGN, formado por 54 países africanos, permite ao continente negro negociar como um único bloco nas tribunais sobre amudancas as climáticas.
“Este sucesso foi possível graças à excelente imagem de marca da delegação da Zâmbia à COP26, nomeadamente vários compromissos que a Sua Excelência Hakainde Hichilema, Presidente da República da Zâmbia, e seus dois ministros assumiram antes de deixarem seus tecnocratas continuarem o trabalho,” disse Nzovu.
"A Presidência coloca a Zâmbia no centro das atenções para enfrentar a crise das alterações climáticas. Esta é uma grande responsabilidade para a Zâmbia, especialmente porque a próxima conferência das Nações Unidas sobre as alterações climáticas se realizará no território africano, precisamente no Egito. Portanto, espera-se que a Zâmbia oriente os países africanos com prioridades do continente nas negociações", frisou.
O governante garantiu aos Zambianos e à comunidade internacional que o seu país está à altura da tarefa e pronto para assumir esta responsabilidade e que representará todos os Estados africanos com desempenho, sem deixar ninguém de lado.
-0- PANA MM/MA/BAI/IS/SOC/MAR/DD 11nov2021