Agência Panafricana de Notícias

Zâmbia e Zimbabwe discutem projecto energético comum

Harare- Zimbabwe (PANA) -- Responsáveis da Zâmbia e do Zimbabwe vão reunir-se a 5 de Fevereiro em Lusaka para finalizar um projecto de construção duma central hidroeléctica comum no rio Zambeze que separa os dois países, soube-se de fonte oficial em Harare quinta-feira.
O secretário-geral do Ministério da Energia do Zimbabwe, Justin Mupamhanga, declarou que os dois países decidiram finalizar o projecto durante muito tempo adiado de construção da central eléctrica de Batoka Gorge.
A central eléctrica, cuja construção vai custar dois biliões de dólares americanos, vai aumentar 800 megawatts à produção dos dois países que estão actualmente confrontados com cortes de electricidade.
"A reunião vai discutir a orientação da implementação deste projecto e do seu financiamento, entre outras questões ligadas à energia", declarou Mupamhanga.
A Zâmbia, que está menos exposta aos cortes de energia do que o Zimbabwe, opôs-se durante muito tempo a este projecto ao emitir reservas sobre o seu custo e a sua necessidade.
Mas, o secretário-geral do Ministério da Energia do Zimbabwe declarou que a Zâmbia era doravante partidária e deseja que a central seja construída.
Os dois países deverão encontrar investidores para este projecto, cuja realização poderá durar entre quatro e cinco anos.