Zâmbia e Guiné Conakry qualificadas para final de CAN 2023
Dakar, Senegal (PANA) - A Zambia e a Guiné-Equatorial qualificaram-se sábado para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2023 prevista para 13 de janeiro a 11 de fevereiro de 2024 na Côte d'Ivoire, soube a PANA de fonte desportiva.
Segundas dos seus respetivos grupos antes da quarta e última jornada das eliminatórias, estas duas equipas não só obtiveram os seus bilhetes para esta prova mas derrotaram e ultrapassaram os líderes dos seus grupos, que se tinham qualificado no pontapé de saída da competição.
No grupo H, os Chipolopolo da Zâmbia dominaram nitidamente a Côte d'Ivoire em Ndola, no mesmo país, por 3-0 apesar duma inquietante febrilidade defensiva.
A Guiné-Equatorial tomou o comando do grupo J graças à sua curta mas preciosa vitória, com um golo tardio de Emílio Nsue (aos 85 minutos do jogo), sobre a Tunísia.
Ao invés, a República Centro-Africana, que precisa de uma vitória "em casa" em Douala, nos Camarões, para se qualificar para o seu primeiro CAN, dificultou a sua posição ao sofrer uma derrota de 1-2 contra Angola.
Doravante terceira do grupo B, com sete pontos, em vantagem face ao Gana e ao seu carrasco do dia (Angola), os centro-africanos já não têm o seu destino nas mãos
Em setembro, durante a sexta e última jornada, eles deverão derrotar, em casa, o Gana (que deve validar o seu bilhete este domingo em Madagáscar) e esperar que Angola não o confirme em casa, face a Madagáscar (já eliminado com um ponto).
O grupo K tem um novo líder, já que, entre as duas equipas já qualificadas e que mediram forças sábado último, mas a última palavra coube à África do Sul, vencedora de Marrocos (1-0).
O Benin, que pretendia bater o Senegal, já qualificado, para confortar o seu lugar no grupo L, não atingiu o seu objetivo no grupo L, mas o empate (1-1) que conseguiu depois de uma luta tremenda, hipotecam as suas oportunidades.
Porém, estas oportunidades dar-lhe-ão um resultado positivo durante a última jornada em setembro face a Moçambique que, no entanto, o pode ultrapassar se vencer este domingo o Rwanda.
A Zâmbia e a Guiné-Equatorial elevam, doravante, a 10 o número de equipas qualificadas para a fase final do CAN 2023.
Antes, a Côte d’Ivoire, anfitriã da prova continental, o Senegal, detentor do tìtulo continental, o Burkina Faso, a África do Sul, Marrocos, a Argélia, a Tunísia e o Egito já se tinha apurado para o mesmo fim.
Eis os resultados registados sábado, 17 de junho de 2023:
República Centro-Africana – Angola, 1 – 2
Zâmbia - Côte d’Ivoire, 3 – 0
Lesoto – Comores, 0 – 1
Guiné-Equatorial – Tunísia, 1 – 0
África du Sul – Marrocos, 2 – 1
Botswana – Líbia, 1 – 0
Benin – Senegal, 1 - 1
-0- PANA BKN/JSG/SOC/DD 17junho2023