Agência Panafricana de Notícias

Zâmbia e China assinam acordo mineiro

Lusaka- Zâmbia (PANA) -- O Governo zambiano assinou um Acordo de Promoção e Protecção de Investimentos (IPPA) com o grupo chinês Zhongui Mining Group Limited (ZMGL) que prometeu investir três biliões e 600 milhões de dólares americanos em diferentes projectos mineiros nas províncias do noroeste deste país da África Austral.
Em virtude do acordo assinado em Lusaka cujo investimento permitirá criar cerca de 34 mil empregos, o ZMGL deverá propor um esquema de apresentação das suas contas e os prazos de realização dos diferentes projectos.
O ministro zambiano do Comércio e Indústria, Feliz Mutati, descreveu o projecto de investimento do grupo Zhongui como um dos maiores investimentos privados da China na África Austral.
"Devo admitir que enquanto Governo estamos extremamente impressionados pela confiança da Zhonghui Mining Group Limited.
Este investimento ocorre num período em que as empresas estão a reduzir os seus investimentos enquanto outros despedem os seus empregados", congratulou-se.
O presidente do Zhonguiu Mining Group, Charles Shi, disse, por seu turno, que os trabalhos de exploração começaram na província do noroeste, enquanto a companhia introduziu um pedido de licença de exploração na província do Copperbelt.