Agência Panafricana de Notícias

Zâmbia defende levantamento de sanções contra Zimbabwe

Lusaka, Zâmbia (PANA) – O Governo zambiano apelou aos países que mantêm as suas sanções contra o Zimbabwe para as levantar no interesse da humanidade comum.

Numa mensagem de felicitações ao Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, na sequência da sua reeleição, o Presidente interino da Zâmbia, Alexander Chikwanda, igualmente ministro das Finanças, afirmou que as sanções "já não têm razão de ser".

"É, por conseguinte, moralmente inconcebível manter um ostracismo eterno do Zimbabwe pela comunidade das nações. Devemos permitir ao glorioso povo do Zimbabwe, orientado para o futuro, aplicado e engenhoso, ter a oportunidade de prosperar e conceder uma contribuição útil para a prosperidade e o bem-estar geral”, disse.

Chikwanda pediu aos Zimbabweanos para ficarem calmos e unidos.

Os resultados das eleições foram rejeitados pelo principal partido da oposição, o Movimento para a Mudança Democrática (MDC-T), liderado por Morgan Tsvangirai, que ocupou a segunda posição das eleições atrás do Presidente Mugabe.

Mas a África do Sul reconheceu os resultados apesar do apelo de Tsvangirai para a organização de novas eleições, devido a suspostas irregularidades.

-0- PANA MM/SEG/NFB/JSG/FK/DD 06agosto2013