Zâmbia confirma invasão de gafanhotos
Lusaka, Zâmbia (PANA) - O ministro zambiano da Agricultura, Michael Katambo, confirmou a invasão de gafanhotos, no país, prometendo que o Governo vai realizar, esta semana, fumigações terrestres e aéreas para controlar o fenómeno.
Segundo ele, trata-se de gafanhotos migratórios africanos, em algumas partes das províncias do centro, sul e oeste da Zâmbia.
Katambo anunciou, durante um briefing coletivo com a imprensa, em Lusaka, na terça-feira, que a pulverização será realizada em colaboração com a Organização Internacional contra o Gafanhoto Migratório Africano, que tem como missão controlar as pragas migratórias.
Declarou que foram notificados casos de gafanhotos migratórios africanos, em Kazungula (sul) e na região ocidental, em Sesheke, Mwandi, Nalolo, Mongu e Kalabo e bem como no centro (Shibuyunji e Mumbwa).
Segundo o governante, os produtos químicos e o helicóptero para a pulverização aérea já estão disponíveis, e a pulverização será feita juntamente com a supervisão e o mapeamento para determinar a extensão da infestação dos gafanhotos migratórios africanos.
Katambo explicou ainda que a pulverização aérea começará em pontos quentes ou áreas com alta densidade populacional de enxames de gafanhotos, enquanto a pulverização terrestre será realizada em áreas onde os gafanhotos estão em estágio de ninfa.
Indicou que o Ministério da Agricultura será apoiado pela Unidade de Gestão e Mitigação de Desastres (DMMU) e outros ministérios interessados, bem como por parceiros de desenvolvimento, como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
-0- PANA MM/VAO/AKA/BEH/MAR/IZ 22set2020