Zâmbia com nova cepa de coronavírus
Lusaka, Zâmbia (PANA) - A Zâmbia registou uma nova cepa do coronavírus (covid-19) que se progaga mais rapidamente e provoca mais infeções, anunciou quarta-feira a ministra da Saúde, Chitalu Chilufya.
Falando durante a atualização diária da covid-19, a governante declarou que o vírus é semelhante ao assinalado na África do Sul e em algumas partes da Europa.
Chilufya revelou igualmente que a Zâmbia regista uma segunda onda da doença que começou a fazer numerosas vítimas.
"Hoje, nós assinalamos que a Zâmbia isolou uma nova cepa da covid-19, que é a mesma que a isolada na África do Sul. Constatamos um número crescente de casos, uma gravidade preocupante da doença e uma média de óbitos diário nas últimas duas semanas, o que significa o início da segunda onda. Hoje, assinalamos que a segunda onda está mesmo aqui”, declarou Chilufya.
A ministra zambiana da Saúde declarou que, apenas em dezembro corrente, dois mil e 600 casos foram notados, dos quais 28 óbitos.
Acrescentou que o número de pessoas que necessitam de uma hospitalização e uma oxigenoterapia aumentou.
A faixa etária mais afetada é compreendida entre os 17 e os 82 anos de idade, principalmente entre 25 a 45 anos de idade, afirmou.
Chilufya qualificou o fenómeno de "super- propagação” devido a eventos a que jovens gostam de assistir, tais como concertos musicais e discotecas.
Advertiu que o desrespeito das medidas sanitárias de prevenção contra a covid-19, poderá provocar um aumento do número de pessoas infetadas e um colapso do sistema sanitário do país.
-0- PANA MM/AR/BAI/IS/FK/DD 30dez2020