Zâmbia acolhe reunião de peritos sobre registo civil em África
Lusaka, Zâmbia (NAPA) - Uma reunião de peritos sobre o registo civil em África decorre, desde segunda-feira, em Lusaka, em preparação da conferência ministerial agendada para quinta-feira última, constatou no local a PANA.
A conferência visa dar orientações estratégica e política sobre os caminhos conducentes a sistemas de gestão globais, inovadores e integrados de registo civil, a estatísticas e à identidade digital, a fim de colmatar a lacuna nesta área em África, onde mais de 500 milhões de pessoas não têm identidade jurídico.
Durante três dias, peritos analisarão, nomeadamente, um relatório sobre os progressos realizados na aplicação das declarações ministeriais sobre a situação do registo civil e a compilação de estatísticas neste domínio.
Abordarão questões relacionadas com o registo de atos civis como base para sistemas de identidade jurídica, abordagens inovadoras para melhorar os mesmos sistemas de registo.
A reunião ministerial realizar-se-á quinta e sexta-feiras sob o lema "Sistemas inovadores para o registo de atos civis e a compilação de estatísticas do registo civil: funadamentos para a gestão da identidade jurídica" a fim de validar documentos preparados por peritos.
O encontro é organizado pela Comissão da União Africana (CUA), em colaboração com a Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Governo da Zâmbia.
A Conferência é também apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo Plano Internacional, pelo Simpósio Africano sobre Desenvolvimento Estatístico e por outros parceiros.
-0- PANA IT/TBM/CJB/DD 14out2019