Zâmbia acolhe conferência africana sobre Registo Civil
Cotonou, Benin (PANA) – A capital zambiana, Lusaka, acolhe desde segunda-feira a quinta conferência dos ministros africanos responsáveis pelo Registo dos Fatos do Estado Civil (COM5), organizada pela Comissão da União Africana (CUA), soube-se junto dos organizadores.
O encontro é organizado em colaboração com a Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA), o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Governo da Zâmbia, soube-se junto dos organizadores.
A conferência tem por objetivo fornecer orientações estratégicas e políticas sobre as vias para sistemas de gestão globais, inovadores e integrados de registos de estado civil e estatísticas de estado civil (CRVS) e da identidade digital, a fim de colmatar o fosso neste domínio em África, onde mais de 500 milhões de pessoas não têm uma identidade jurídica.
A conferência reunirá os ministros africanos responsáveis pelo estado civil, pelo registo da identidade nacional, pela saúde, pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) e pela governação eletrónica.
O encontro também mobilizará os responsáveis dos serviços do registo dos fatos de estado civil, dos escritórios nacionais de estatísticas, representantes das organizações regionais e internacionais, das agências das Nações Unidas bem como das Organizações não Governamentais selecionadas.
Em prelúdio à conferência ministerial propriamente dita, prevista para quinta e sexta-feiras, os peritos vão reunir-se durante três dias para preparar os documentos a aprovar pelos ministros.
A conferência será igualmente apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), o Fundo da ONU para a Infância (UNICEF), o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), a Organização Mundial da Saúde (OMS), Plan International, o Simpósio Africano sobre o Desenvolvimento Estatístico e outros parceiros.
-0- PANA IT/TBM/IBA/FK/IZ 15out2019