Agência Panafricana de Notícias

Zâmbia acolhe assembleias gerais do BAD

Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) – As assembleias anuais do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) decorrerão de 23 a 27 de maio próximo em Lusaka, a capital zambiana, indica terça-feira um comunicado da referida instituição.

As assembleias anuais acontecerão no Centro Internacional de Conferência de Mulungushi sob o lema « Energia e Mudança Climática » inscrevendo-se numa das « Cinco Maiores Prioridades » do BAD, designadamente « Esclarecer África e Abastecê-la de Energia ».

Este tema referir-se-á igualmente ao Novo Pacto da Energia do BAD e às principais resoluções tomadas durante negociações da ONU na 21ª Conferência das Partes na Convenção Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 21) organizada em dezembro de 2015 em Paris (França).

O Governo zambiano e o BAD assinaram uma ajuda memória sobre as modalidades de organização destas assembleias anuais.

Uma missão do BAD liderada pelo vice-presidente interino e secretário-geral, Olivier Pinzi, visitou, de 18 a 26 de janeiro último, Lusaka para o efeito.

Uma próxima missão está prevista para março com vista a avaliar os progressos realizados na organização das assembleias anuais.

A capital económica ivoiriense, Abidjan, acolheu, em 2015, as 50ª assembleias anuais durante as quais um Nigeriano, Akinwumi Adesina, foi eleito seu presidente sucedendo assim ao Rwandês Donald Kaberuka que cumpriu dois mandatos de cinco anis cada a frente desta instituição financeira pan-africana.

As assembleias anuais são um evento essencial do BAD que reúne cerca de cinco mil delegados e participantes em geral, nomeadamente ministros das Finanças, da Economia e do Comércio, parceiros ao desenvolvimento bem como representantes de organizações internacionais do mundo académico, da sociedade civil e da imprensa.

Estes vêm essencialmente dos 54 países africanos membros regionais e de 26 países membros não regionais do BAD.

Durante estas reuniões anuais são tomadas decisões capitais pelos ministros das Finanças e Governadores dos bancos centrais dos países membros regionais e dos países membros não regionais.

-0- PANA BAL/BEH/SOC/MAR/DD 10fev2016