Zâmbia abre empresa de exploração de ouro
Lusaka, Zâmbia (PANA) – A empresa ZCCM Investment Holdings abrirá uma empresa mineira de ouro que supervisionará igualmente a exploração deste mineral em toda a Zâmbia, anunciou quinta-feira em Lusaka o seu diretor-geral, Mabvuto Chipata.
Num briefing com a imprensa, Chipata indicou que esta iniciativa permitirá ao país beneficiar dos jazigos auríferos identificados, até ao momento, em mais de 21 distritos.
Revelou igualmente que a ZCCM IH irá também associar-se a uma outra empresa no tratamento do ouro, na qual 45 milhões de kwachas (um dólar equivale a cerca de 14 kwachas) foram alocados à instalação duma fábrica de tratamento em Rufunsa, na província de Lusaka.
Declarou que a empresa de investimento instaurar guiché de compra de ouro junto dos pequenos exploradores mineiros depois da sua oficialização em curso no quadro da luta contra o contrabando.
Indicou que a ZCCM IH comprou uma fábrica artesanal de lavagem do ouro e um kit de fusão dum valor de um milhão de kwachas destinados a melhorar a produção no quadro do reforço das capacidades dos pequenos produtores.
O secretário permanente do Ministério das Minas, Barnaby Mulenga, declarou que o Governo instaurou medidas de segurança em diversos sítios que contêm jazigos de ouro.
Segundo Mulenga, o Governo declarou o ouro um mineral estratégico para fornecer um mecanismo bem coordenado de exploração do recurso.
-0- PANA MM/AR/ASA/BEH/MAR/DD 27dez2019