Agência Panafricana de Notícias

Yusuf Bin Ahmed Al-Othaimeen eleito novo secretário-geral da OCI

Meca, Árabia Saudita (PANA) – O ex-ministro saudita dos Assuntos Sociais, Yusuf Bin Ahmed Al-Othaimeen, foi eleito quinta-feira secretário-geral da Organização da Cooperação Islâmica (OCI), em substituição de Iyad Madani, demissionário.

O novo secretário-geral da OCI foi ministro saudita dos Assuntos Sociais de 2008 a 2014 antes de se retirar do Governo por razões pessoais.

Lyad Madani apresentou a sua demissão a 31 de outubro último, após uma crise com o Egito devida um "quiproquó" sobre o nome do Presidente egípcio, Abdel Fattah Al-Sissi, durante uma conferência dos ministros da Educação dos países islâmicos em Túnis (Tunísia) e que suscitou um grande debate nos meios diplomáticos árabes e islâmicos.

De facto, o então SG da OCI confundiu o nome do Presidente tunisino, Béji Caïd Essebsi, com o do Presidente egípcio Al-Sissi.

«O Senhor Presidente Béji Caïd Al-Sissi, perdão Essebsi. É um grande erro. Estou certo de que na vossa geleira há mais que do que água, sua excelência”, disse Madani ao Presidente tunisino.

Porém as desculpas não conseguiram apaziguar a tensão entre o Egito e Madani, levando este último a apresentar a sua demissão «por razões de saúde».

-0- PANA AD/IN/BEH/SOC/FK/DD 19nov2016