Agência Panafricana de Notícias

Yamoussoukro adornado nas vésperas de investidura de Presidente ivoiriense eleito

Yamoussoukro, Côte d'Ivoire (PANA) – Yamoussoukro, a capital política ivoiriense, está a renovar-se para receber os seus numerosos e ilustres hóspedes por ocasição da cerimónia de investidura, prevista para este sábado, do Presidente eleito, Alassane Dramane Ouattara, constatou a PANA no local.

A 24 horas do evento, a tensão subiu nas artérias da cidade adornada com cores nacionais, nomeadamente com bandeiras penduradas aos postos elétricos.

Na entrada da cidade, no corredor de Kossossou, milhares de sacos e outras embalagens utilizadas foram retiradas por jovens mobilizados pela Câmara Municipal, mas sobretudo pelas equipas da Direção Regional da Agência Nacional de Salubridade Urbana.

Zonas consideradas como vitrinas de Yamoussoukro foram limpas sob a égide do ministro da Juventude, Desportos e Salubridade Pública, Dagobert Banzio, do presidente da Câmara Municipal desta cidade, Gnrangbé Kouacou Kouadio Jean, que sensibilizou os comerciantes nos arredores das estradas antes de os dispersar quinta-feira última.

A limpeza dos grandes eixos da cidade é quase uma atividade diária a que se dedicam numerosas mulheres organizadas em agrupamentos em vários bairros.

« Nós trabalhamos para que a cidade seja limpa, no dia da investidura, organizamo-nos para o fazer », explica Koffi Aya, presidente dum grupo de mulheres designadas para a limpeza e a retirada dos resíduos numa encruzilhada que conduz ao aeroporto, no bairro Morofê.

Também se nota que, nos comércios, objetos com a efígie do chefe de Estado (Alassane Ouatarra) vendem-se facilmente.

Na zona propriamente dita da manifestação, na Fundação Félix Houphouët-Boigny, últimos detalhes ocupam o dia desta sexta-feira.

A eletricidade, os aparelhos de controlo, a sonorização, a luz, tudo foi verificado, de acordo com o Comité de Organização, presidido pelo diretor de Gabinete do chefe de Estado, Amon Tano, que não poupou meios para fazer uma « bonita festa ».

« 21 de maio é um dia importante para o chefe de Estado e para toda a Côte d'Ivoire. Após vários meses de sofrimento, o país vai retomar o trabalho e a investidura do Presidente marcará esta grande partida que a Côte d'Ivoire vai efetuar para relançar a sua economia e prosseguir com o seu desenvolvimento », defende Jean Kroumin, membro da Comissão Imprensa, muito solicitado por jornalistas para as suas acreditações.

Vários chefes de Estado de países africanos e europeus são anunciados nesta investidura, indica-se.

-0- PANA GB/JSG/FK/DD 20maio2011