Wubetu Abate nomeado novo selecionador de futebol da Etiópia
Adis Abeba, Etiópia (PANA) - A Federação Etíope de Futebol (EFF) nomeou Wubetu Abate como técnico da seleção nacional, antes do duplo jogo em novembro próximo contra o Níger para as eliminatórias do Campeonato Africano das Nações (CAN) 2021, nos Camarões, soube a PANA de fonte desportiva no local.
A FFE decidiu não renovar o contrato com o ex-técnico Abraham Mebratu, em agosto último, no contexto da pandemia da covid-19 (coronavírus).
Abate assinou um contrato de dois anos, sábado último, 26 de setembro, na sede da FFE em Addis Abeba.
Durante a sua inauguração, o presidente da FFE, Esayas Jira, revelou que a instituição foi muito meticulosa no processo de contratação.
“Depois da aprovação pelo Governo da retoma das atividades de futebol, demoramos apenas alguns dias para nomearmos um novo treinador. O comité técnico propôs uma lista de treinadores, e a nossa escolha foi Wubetu Abate", declarou.
O objetivo incumbido ao novo treinador é qualificar a Etiópia para o Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2021, nos Camarões, e para o Mundial da FIFA em 2022, acrescentou.
Abate declarou-se ciente do risco ligado a esta missão.
"Adoro os desafios e gosto deles. Estou confrontado com muitos desafios na minha carreira de técnico. Quanto maior for a aposta, mais importante é a recompensa. Era um sonho, para mim, dirigir a equipa nacional da Etiópia. Surpreendentemente, este sonho realizou-se e espero obter bons resultados durante a minha gestão", entusiasmou-se.
Abate, ex-jogador, treinou muitas equipas a nível nacional, incluindo Adama City, Ethiopian Coffee, Dedebit, Banco Comercial da Etiópia, Hawassa City, Fasil Kenema e Sebeta Town FC.
Fez também uma breve passagem pela equipa sudanesa do Al Ahli Shendi.
Em 2011, ele conduziu o Ethiopian Coffee ao seu primeiro grande troféu em 10 anos, quando dominou o seu grande rival, Saint George, para ganhar o título da liga.
Venceu também a Taça da Etiópia 2019 com o Fasil Kenema.
A Etiópia ocupa o segundo lugar no grupo K das eliminatórias do CAN, com três pontos.
À derrota por 1-0, no exterior, pelo líder do grupo, Madagáscar, seguiu-se uma surpreendente vitória por 2-1 sobre a Côte d´Ivoire, em novembro de 2019.
A nova prova para Abate começará em Niamey (Níger) num jogo contra este país, líder do grupo, de acordo com a mesma fonte.
-0- PANA VAO/ASA/BEH/MAR/DD 30setembro2020