Agência Panafricana de Notícias

Wikileaks põe a nu hipocrisia da América e seus aliados, diz Kadafi

Tripoli, Líbia (PANA) - As revelações do site Wikileaks puseram a nu a "impostura" existente nas relações entre os Estados Unidos e os outros países, nomeadamente os seus aliados, afirmou neste fim de semana em Tripoli o guia líbio, Muamar Kadafi.

Falando por vídeoconferência durante uma comunicação a estudantes da Universidade de Economia e Ciência Política de Londres (Reino Unido), Kadafi instou a Wikileaks a "garantir a verdade e não escorregar para os meandros da falsificação e de falsas acusações sob pena de perder o seu valor e tornar-se num site de mentiras e falsidades".

"Eu sou pela liberdade e contra o amordaçar da palavra e das ideias e sua opressão", declarou Kadafi que respondia a uma pergunta colocada por um dos estudantes numa comunicação cujos extratos foram publicados sábado na capital líbia, Tripoli.

Ele qualificou o site Weakileaks de "muito útlil na medida em que revela os complôs e o que se trama pelos corredores contra os indivíduos e as pessoas, assim como a hipocrisia num mundo em que os sorrisos se trocam à mesa enquanto as mãos se estendem por baixo para conspirar, morder e matar".

"Este site será muito útil se assegurar a autenticidade das suas publicações", insistiu Kadafi indicando que a Wikileaks "perderá o seu valor e a sua credibilidade e tornar-se-á numa tribuna para a mentira e a falsificação se escutar as palvaras tendenciosas ou que emanam de loucos e vendedores de mentiras".

No entender do líder líbio, o site Weakileaks pôs a nu as relações secretas entre as Embaixadas americanas espalhadas pelo mundo e o seu julgamento dos dirigentes dos países acreditantes e das suas políticas, permitindo assim "pôr em dia a hiprocrisia entre a América e os seus aliadados".

Segundo ele, este site mostra que a América não é o que ela diz ser e faz crer aos seus aliados ou amigos "que eles são aliados ou amigos".

Kadafi exprimiu o seu desejo de ver este site continuar a publicar as verdades e "desmascarar todas estas correspondências secretas que desvendam a hipocrisia mundial, devendo porém evitar embarcar na tentação de pescar nas águas turvas e atentar contra a imagem de marca dos homens sob pena de perder a sua credibilidade e ficar exposto a processos judiciais".

-0- PANA AD/BY/AD/JSG/IZ 05Dez2010