Agência Panafricana de Notícias

Washington saúda morte do líder do Estado islâmico no Grande Sara

Washington, DC, Estados Unidos (PANA) - Os Estados Unidos congratulam-se com o anúncio pela França de que as suas tropas neutralizaram Adnan Abu Walid Al-Sahraoui, líder do grupo jihadista do Estado Islâmico no Grande Sara.

Num comunicado emitido pelo porta-voz do Departamento de Estado americano, Ned Price, os Estados Unidos saudaram o empenho contínuo da França em lutar contra o terrorismo e na proteção da população civil na África Ocidental, em coordenação com os seus parceiros africanos.

"O líder do Estado islâmico no Grande Sara, Walid Al-Sahraoui, o principal responsável pela violência que custou a vida de inúmeros civis e militares no Sahel", lembra o comunicado.

Particularmente, o ataque de 4 de outubro de 2017 contra uma patrulha conjunta americano-nigeriano na região de Tongo Tongo do Níger, que resultou na morte de quatro soldados norte-americanos e quatro nigerianos.

O comunicado afirma que os Estados Unidos estão empenhados em continuar a apoiar os esforços dos seus parceiros africanos, da França e da comunidade internacional para melhorar a segurança e o bem-estar dos civis na África Ocidental.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou, na semana passada, a morte de Adnan Abu Walid al-Sahraoui, qualificando-a de "grande sucesso na luta contra os grupos terroristas no Sahel."

-0- PANA MA/NFB/JSG/DIM/DD 20setembro2021