Washington pronto para apoiar Tunísia em negociações com FMI
Túnis, Tunísia (PANA) - Os Estados Unidos estão prontos para apoiar a Tunísia nas suas negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI) a fim de mobilizar recursos financeiros necessários para o país, anunciou quinta-feira em Túnis o seu embaixador americano, Donald Blome.
Blome fez este anunciou durante um encontro com o primeiro-ministro tunisino, Hichem Mechichi.
De acordo com um comunicado do Governo tunisino, o diplomata americano assegurou que a administração do seu país está disposta, igualmente, a apoiar os esforços de desenvolvimento na Tunísia e contribuir para o sucesso do seu processo democrático.
O embaixador americano, cujos pronunciamentos são relatadas neste comunicado, destacou os progressos feitos no programa de desenvolvimento gerido pela agência americana Millennium Challenge (Desafio do Milénio) na Tunísia, o qual concederá 500 milhões de dólares para apoiar a economia tunisina, nomeadamente nos domínios da agricultura e dos transportes.
Por sua parte, o primeiro-ministro tunisino passou em revista um conjunto de reformas económicas que o seu governo pretende empreender durante o próximo período, evocando diligências feitas para coordenar esforços com países amigos da Tunísia, antes das negociações agendadas com as instituições de Bretton Woods, designadamente o FMI e o Banco Mundial (BM).
No mesmo contexto, o ministro tunisino das Finanças, Economia e Apoio ao Investimento, Ali Kôoli, afirmou que uma visita da delegação governamental agendada para o início de maio próximo a Washington (Estados Unidos), visa negociar com o FMI e o BM um apoio financeiro ao programa de reformas económicas que o Governo tunisino pretende implementar.
A visita tem igualmente como objetivo reforçar as relações bilaterais com os Estados Unidos em vários domínios, de acordo com a mesma fonte.
-0- PANA BB/JSG/DIM/DD 23abril2021