Washington nomeia enviado especial para Corno de África
Cartum, Sudão (PANA) - A administração norte-americana anunciou a nomeação de um novo enviado especial para a região do Corno de África, que fará da resolução da crise entre a Etiópia, o Sudão e o Egito em torno da Grande Barragem da Renascença (GERD) uma prioridade.
Um comunicado recebido em Cartum, neste fim de semana, indica que o secretário de Estado norte-americano, Antony J. Blinken, nomeou para o cargo Jeffrey Feltman.
Sublinhou que esta nomeação “destaca o compromisso da Administração a liderar um esforço diplomático internacional para resolver a crise com múltiplos aspetos político, humanitário e de segurança no Corno de África”.
O comunicado nota que «a situação volátil na Etiópia, incluindo na província de Tigré; a escalada das tensões entre a Etiópia e o Sudão; e o litígio em torno da GERD etíope são particularmente preocupantes”.
A nomeação deste responsável de alto nível surge alguns meses antes da data fixada pela Etiópia para proceder ao segundo enchimento da barragem, denunciada pelo Sudão e pelo Egito, dois países que recorrer às instâncias internacionais fora do continente, entre outras ações.
A Etiópia afirmou que passará, em junho próximo, para a segunda etapa de enchimento do reservatório, mesmo na ausência de um acordo juridicamente vinculativo com o Sudão e o Egito.
De acordo com o departamento de Estado, a nomeação do novo responsável acontece “numa altura de mudança profunda nesta região estratégica”.
O compromisso dos Estados Unidos é essencial para atenuar os riscos levantados pela intensificação do conflito, apoiando ao mesmo tempo uma oportunidade de proceder a reformas que só surgem uma vez por geração.
-0- PANA MO/RA/NFB/JSG/SOC/FK/IZ 25abril2020