Cartum, Sudão (PANA) - O Governo dos Estados Unidos estão consternados pelo adiamento das negociações de paz no Sudão, inicialmente previstas para o decurso desta semana, em Juba, a capital do Sudão do Sul.
As discussões serão retomadas de acordo com as prioridades estabelecidas tanto pelo Governo de Cartum como por grupos rebeldes, estando estes últimos defender que "a paz é a condição prévia para a democracia e o desenvolvimento."
"Os Estados Unidos estão desapontados com o adiamento das negociações de paz no Sudão. Apelamos a todas as partes para que façam da paz uma prioridade, em conformidade com a Declaração Constitucional do Sudão", afirmou quinta-feira Tibor Nagy, subsecretário-geral americano para os Assuntos Africanos, num tweet publicado na sua conta oficial.
As razões oficiais deste adiamento têm a ver com o calendário urgente dos líderes rebeldes envolvidos nas conversações, que se querem reunir, pedindo à mediação para adiar as conversações para 10 de dezembro de 2019.
O Governo sudanês recusou-se a comentar esta situação, mas a mediação declarou, a partir de Juba, que o adiamento se deve efetivamente aos compromissos assumidos por líderes rebeldes em seminários e reuniões relacionados com o próprio processo de paz.
-0- PANA MO/AR/NFB/BEH/CJB/DD 21nov2019