Washington contra detenção de líderes de oposição no Benin
Washington, DC, Estados Unidos (PANA) - Os Estados Unidos criticaram as autoridades beninenses pela condenação de opositores políticos, afirmando que isso reduz ainda mais as possibilidades de expressão de uma opinião divergente.
De acordo com uma declaração divulgada por Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado, o recente julgamento e a condenação dos opositores políticos, Reckya Madougou e Joel Aivo, "levantam profundas preocupações sobre a interferência política no sistema judiciário beninense."
“Estamos preocupados com a redução do espaço para a expressão de opiniões divergentes, o aumento das restrições globais à liberdade de expressão e governação participativa e a obsecação a figuras da oposição política”, disse.
Washington acha essencial que se demonstre aos cidadãos beninenses e aos parceiros internacionais que o sistema judicial não será utilizado para fins políticos, com vista ao restauro da imagem do Benin como líder regional em questões de governação democrática e Estado de direito.
A reação americana segue-se à detenção de duas figuras da oposição na semana passada neste país da África Ocidental, onde autoridades terão pressionado juízes, em detrimentos destes últimos.
Reckya Madougou foi condenado sábado último a 20 anos de prisão por "financiamento do terrorismo", enquanto Joel Aivo, cinco dias antes, a 10 anos de prisão por "conspiração contra o Estado."
-0- PANA MA/NFB/JSG/MAR/DD 14dez2021